sábado, 2 de julho de 2016

Perfil Histórico - Frank Dux



Mestre, astro marcial, charlatão, mentiroso, cavalo paraguaio, personagem de filme do Van Damme. Esses são alguns adjetivos ditos sobre Dux, um homem com a história que se mescla muito com a ficção e, apesar das polêmicas, é uma personalidade que eu acho bem interessante e por isso, é o segundo a aparecer no Perfil Histórico.
Filho de sobrevivente do holocausto, Frank W. Dux nasceu no Canadá, mas, aos 3 anos, mudou-se com a familia para São Francisco, nos Estados Unidos. Na infancia, além de asma, Frank ainda nasceu com as pernas um pouco tortas, o que, segundo ele, causavam um dor desgraçada, mas, mesmo assim, ele era uma criança bem independente e aprendeu a conviver com a as dores.
Sua iniciação as artes marciais começou de uma forma digna de um mangá Shonen:ele teve suas "aulas" do lado de fora dos Dojos de São Francisco enquanto limpava a rua, e acabou ganhando uma moral com Bill Ryusaki, que dava dicas pro garoto de como fazer ou não os movimentos que assistia do lado de fora. É, ele podia dar aulas de graça pro pivete, mas não, afinal, todo mestre marcial tem que dificultar o aprendizado...Logo Frank chama Victor Moore, um cara que conseguiu VENCER BRUCE LEE NUM TESTE DE VELOCIDADE pra um "5 minutos sem perder a amizade" e, apesar de não ter vencido, Dux ganhou tanta moral que entrou para a famosa e cheia de bons(ou otimos) lutadores, a Dante Black Dragon Fighting Society.

Em 1975, Dux entra para os Fuzileiros Navais e, posteriormente, acaba realizando missões secretas. Pouco depois, através de Jack Seiki, um dos seus treinadores e, segundo ele, membro do Clã Tanaka, Dux conhece Senzo "Tiger" Tanaka, mestre em Koba Yamabushi Ninjitsu e ex-membro da Kokuryukai, que se torna seu principal mestre, que o incentiva a participar do torneio clandestino chamado Kumite, onde apenas lutadores fodões de verdade participam, por que a chibata come violentamente nessa bagaça, e, o governo americano acaba incentivando a participação de Frank, ja que assim ele poderia se infiltrar e conseguir informações sobre vários grupos criminosos ao redor do mundo. Ao participar, em 75, aos 19 anos, Frank acaba vencendo o Kumite e, ao longo dos anos, foi invicto, tendo mais de 300 lutas na carreira, mesmo que, a maioria, sem provas.
Anos depois, escreveu livros sobre sua carreira militar e na CIA, foi chamado de fraude, com direito a provas e processos e o motivo de ter se tornado mundialmente famoso: Inspirou a história do filme O Grande Dragão Branco, o clássico maximo de Van Damme, com quem teve desentendimentos que quase os levaram para a pancadaria e gerou processos judiciais. Depois, acabou descobrindo tumores cerebrais que acabaram zoando suas memorias, mas fora isso, o cara ainda ta por ai, descendo a porrada.

Atualmente, Frank Continua divulgando seu estilo americano de Ninjitsu, o Dux Ryu Ninjitsu, com escolas por todo os Estados Unidos e em outros paises do Mundo.

Muito é dito sobre Dux ser "Cavalo Paraguaio" ou "Mestre do Finjutsu", que, diga-se de passagem, é um titulo troll massa pra caramba, porém, ninguem foi lá e chamou o cara pra porrada e provou que, de fato, ele é uma fraude. E enquanto isso não acontece, prefiro ficar com a minha visão de que, fraude ou mestre, Dux inspirou um dos meus filmes favoritos e isso vale alguma coisa. Ou não, sei lá. 
E se duvida que o cara é bom, chama ele pra porrada e depois me conta o resultado, ok?

BEm cambada, é isso, o perfil Histórico de Hoje acaba por aqui e se não leu o sobre Miyamoto Musashi, confiram ai a parte 1 e parte 2. E se quiserem complementar o post ai nos comentarios, fiquem a vontade que atualizo assim que der.Inté.

Nenhum comentário:

Postar um comentário