sábado, 26 de agosto de 2017

O Caderno Mortifero da Netflix

         Resultado de imagem para netflix death note logo

Bom, acho que a essa altura do campeonato você leitor já deve ter assistido ou, no minimo, lido alguma resenha sobre o filme que é o mais novo para-raio de ódio da nerdaiada. Pois bem, não vou me estender com resumo de trama essas porras por que você já deve conhecer. 


Então vamos nos ater a alguns pontos do filme pra facilitar: 

Formato 
Apesar de fazer ótimos filmes, os produtores da Netflix escolheram a forma errada de se contar a historia que debate conceitos e relações mega complexas. Era impossível faz isso em um filme? Claro que não, mas não em uma duração tão curta, se ate Kill Bill que tem uma puta trama simples precisou de uma continuação pra que a historia e os personagens funcionassem. Mas já já volto a falar da Noiva e Cia. 

Mudanças 
Esse aqui é complicado, a maioria acha que tem que manter tudo igual ao se adaptar e outra parte que acha possível mudar sem estragar o original e, apesar de geralmente concordar com o grupo 2, dessa vez, o pessoal "purista" tem um argumento melhor. Quer mudar o local? Blz. Etnia? Vai que vai. Tirar/ alterar personagens para dinamizar a historia? Que Deus te guie. Mas por favor, respeita a trama central. Não altere personalidades sem um bom motivo, principalmente se for da aguá pro vinho(Sim Duende Ryuk Verde, é de você que to falando).
                               Imagem relacionada
Direção e Roteiro 
Lembra que citei Kill Bill e sua premissa simples agora a pouco? Então, o que fez a busca por vingança d'A Noiva ser o sucesso que foi? A construção da historia, ir do ponto A ao ponto B sem se perder, de forma dinâmica e com personagens interessantes, que fazem você se preocupar e torcer por eles, mesmo em meio a galhofa. Tudo que, infelizmente, falta em DN. Furos de roteiro, falta de carisma e de seriedade com personagens que são tao "foda-se" que só se tornaram bacanas nos memes de facebook. 

Elenco e Caracterização
Ok, Willem Defoe é um puta ator(e nem precisa de maquiagem pra parecer um monstrengo), mas todo o resto é composto de atores do Corujão ou de figurantes de Riverdale(ou qualquer outra série adolescente que você queira), todos bem fracos. E, com excessão do visual do Shinigami da Guarda do protagonista, todo resto vai do basicão ao esquisito, mas o Ligth tem um "Chaume" a parte, com aquele cabelinho cagado pintado com tinta guache merece um troféu. Quanto as personalidades, elas foram drasticamente mudadas, Light é um mimado que só se mostra genial em poucos momentos, Ryuk é um filho da puta, Mia(Misa) é a "psicopata alpha" do "Team Kira", e o L, bem, ele é só um cara inteligente que se senta de uma forma esquisita(uiii). Isso só pra você ter uma ideia...Ehhh láia...

Interpretação 
 O grande erro das adaptações é um só: Interpretação de conceitos. A produção que quer lucrar em cima de obra famosa com roteirista e diretor que, ou caga foda pra obra original ou que não consegue entender e quer "melhorar". Por exemplo: mudar o significado de Kira do japonês(assassino) para o russo(luz ou algo assim, não me lembro agora) não é problema,SE o Light permanecesse com a mesma personalidade e postura do original. Só ele é digno e correto pra julgar o mundo, ele seria o "deus" ou a "luz da justiça" do mundo. Mas a falha em interpretar a personalidade do protagonista, impede isso na adaptação. 
                           Resultado de imagem para netflix death note character posters
Produção 
Todo mundo sabe que se você não tem nome grande no cinema, Quem manda é o produtor. E produtor não quer o certo, quer o que vai atrair mais publico. Mesmo em um servico de streaming como o Netflix, eles decidiram focar na violência gore(que sempre atrai) transformando DN em um terror/ suspense adolescente(daqueles que assistiriamos no cinema em casa #saudade) em vez do triller policial psicológico com toques sobrenaturais que deveria ser.

Resumo da opera: Death Note da Netflix é uma adaptação ruim? Porra, com certeza, mas já vimos coisas bem piores (né Mulher Gato, Elektra e Super Mario Bros ?), mas que também falha como filme isolado, ja quem tem um elenco fraco, sem carisma, uma historia mal contada, com mais furos que rodovia federal e uma falta absurda de ritmo, querendo contar uma investigação de mais de 5 anos em 1hra e 40 de filme. 

Bola fora hein Netlix... 

Mas querem saber? Ainda da pra salvar, SE tiver uma continuacao bem trabalhada, principalmente com o surto final do L.

Inté
                                                  Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário