quinta-feira, 16 de abril de 2015

Monica Rambeau - A Capitã Marvel Black Power

Vocês se lembram da caralhada de novos personagens que tiveram anunciados suas versões em carne e osso nos filmes da Fase 3 da Marvel? Então, uma das maiores sensações é uma das super heroínas mais queridas, atualmente, dos nerds: Carol Danvers, a Capitã Marvel...Mas, como o próprio título diz, não é da loira que falarei nesse post, e sim da minha Capitã Marvel favorita, Monica Rambeau, que hoje em dia, já mudou tanto de codinome que pode ser comparada com o Hank "cientista bucha" Pym. Mas vamos ao que interessa?

Criada em 1982 por Roger Stern e John Romita Jr(que eu sou muito fã, diga-se de passagem), Mônica é natural de Nova Orleans, Luisiana e trabalhava na patrulha portuária de sua cidade. E você sabe, quando uma personagem é boa nos quadrinhos, ela acaba ajudando um amigo com um problema muito maior do que eles. E como sempre, ou ela se fode, seja morrendo, ficando deformado, etc...OU se transforma em um super ser. Mônica deu sorte e, após receber um "tiro" de energia extra-dimensional, ganha vários poderes maneiros pra caralho(eu cresci nos anos 90 e 2000, posso falar maneiro), decide combater o mal, o crime, a vilania e recebe, da imprensa, o codinome de Miss Mavel a super heroína propagandista., a defensora dos frascos e comprimidos.
Com a ajuda dos "super amigos"(qualquer semelhança com um grupo da Distinta Concorrencia é, apenas, mero acaso) Homem Aranha e Latinha(que criou um traja para ajudar a controlar seus poderes), Mônica, pouco depois, entra para os Vingadores como membro em treinamento(quando eu era pequeno, o nome disso era café com leite), mas, fodona como é, torna-se membro efetiva da equipe em pouquíssimo tempo e, anos depois,  acaba por se tornar líder da equipe. #CHUPACAROLDENVERS!
Depois de várias aventuras com o grupo(que já tinham mudado de formação umas 349mil vezes desde a sua entrada, Mônica acaba perdendo os poderes durante um confronto com Marrina, vingadora e esposa(namorada, noiva, peguete, sei la, não me lembro mais) de Namor, que, transformada em um monstro marinho gigante, acaba perdendo o controle e confrontando seus amigos. Após isso, Mônica volta a ter uma "vida normal", isso até seus poderes começarem a reaparecer e ela, novamente, voltar a ser uma Vingadora, mas, como temos o ditado "Foi Namorar, Perdeu o Lugar", acabou perdendo o nome de Captain Marvel(lembrando que em inglês CAPTAIN vale tanto para homens quanto para mulheres) para Genis-Vell, o filho do Capitão Marvel que não é o SHAZAM. Assumindo assim, o codinome FÓTON, que também não dura muito tempo.
Após o furacão Katrina em Nova Orleans, Mônica é convocada pelo Pantera Negra, junto com Blade, Luke Cage e Irmão Voodoo para combater uma infestação de Vampiros que se aproveitam da fragilidade atual para tocarem o terror no estado. Faz até sentido pois, em começo de carreira, Mônica ja combateu o Drácula. Mas até ai, quase todo mundo da Marvel já fez isso em algum momento.
Lembra que eu disse que ela muda de nome quase tanto quanto Pym? Então, Genis-Vell o Pirralho-Marvel, tendo uma crise existencial de "Eu não quero ser igual ao meu pai, vou usar outro nome heróico", rouba, na cara dura, o codinome Fóton de Mônica. E o que ela faz? Vai atrás do moleque e os dois caem na porrada. Mas, como ambos são heróis e mimimi mimimi mimimi, eles se entendem e ela permite que o Genis use seu codinome(será que ela passou escritura e tudo mais?) e ai, ela muda, de novo, mais uma vez, novamente, sua identidade heróica, dessa vez, para Pulsar. 
Depois desse novelão dos nomes, Mônica se une a Nova Onda, a mais alta divisão da HATE, uma organização anti terrorista especializadas em armas de destruição em massa "exóticas" por assim dizer. Durante a Guerra Civil, ficou do lado do Capitas, mas, se eu não me engano, ela acabou se registrando na Iniciativa(se falei merda, por favor, me corrijam, faz tempo que não leio Guerra Civil. Ah, falando nisso, tivemos um podcast sobre ela). Ela também se une a Carol Danvers, atual Capitã Marvel, numa luta contra um robô maluco numa história batutinha.
Infelizmente, essa fase da Nova Onda(que era do caralho) foi pra vala. E o que as editoras fazem quando um personagem está por baixo e não querem matá-lo? Mudam o nome e o uniforme super heróico, e assim, se aproveitando da mais nova saga, Infinito, surge mais uma identidade de Mônica, Espectro. Com essa nova identidade, ela se une mais uma vez a Blade, Luke Cage e novos heróis que, depois de, muito custo, derrotarem demônios e Shuma-Gorath, se tornam "Os Poderosos Vingadores".
Como eu disse, eu sou realmente fã da Mônica, acho ela um personagem muito bacana e bem estruturado, e acho que ela sim merecia ser a Capitã Marvel do cinema, não a Danvers, mas até ai, quem sou eu pra mandar em alguma coisa?
Bem cambada, é isso. Espero que tenham gostado, corram atrás do material em que ela aparece(principalmente Nova Onda) e entendam por que ela é tão fodona. Inté o/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário