segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

The Big Bang Theory e a Gourmetização do Nerd

Desde, sei lá, X-Men, estamos vivendo uma alta nas produções baseadas na cultura nerd, mas mesmo com a popularização de filmes e séries baseadas em quadrinhos ou Sci-Fi, nenhuma delas é tão responsável divulgação e explosão do "Nerd Way" quanto The Big Bang Theory...Mas, e ai?

Bem, antes de começar, não estou criticando quem assiste e muito menos tirando o mérito da série, eu realmente me diverti muito nas 4 primeiras temporadas, depois, NA MINHA OPINIÃO, o nível das piadas caiu.

Big Bang conta a história de 4 amigos "nerds" que tem sua vida mudada com a chegada de uma nova, sexy e "descolada"(caraca, to me sentindo um redator do Video Show) vizinha. 

Tá, esse é um resumo de merda da série, mas o básico é isso. Temos vários clichês de filmes que todos nós cansamos de assistir na Sessão da Tarde e no Cinema em Casa(alguém ai é dessa época?), o que, provavelmente, seria uma série de uma ou, sei lá, três temporadas, graças a Chuck Lorre tornou-se a maior audiência da TV americana atualmente. E graças a ele que vem o meu problema grande problema com a série, mas deixemos isso mais para o final.
A trama da série é absurdamente genérica(e não me venha com o papinho de "Ah, mas é um sitcom, o que você esperava?"), reparem que a trama "nerd" ou cientifica, podia muito bem ser mudada para absolutamente qualquer outra coisa. Quer um exemplo? Lembra da batalha entre Leslie e Sheldon? Então, troque a disputa de quem é mais inteligente por adversários em um torneio Pokémon exemplo. As motivações são, em sua maioria, simplistas e até sem noção, mas somos levados a gostar de ter pena dos personagens, que acabamos gostando da história como um todo. Em certos episódios, eu me pergunto "Perai, por que esse filho da puta ta tão preocupado com isso?".
Como já estou encerrando(por que o texto está um tanto quanto grande, e vocês tem preguiça de ler, seus safados), vou falar do meu maior problema: o humor de escrotização! Chuck Lorre, apesar de ser um ótimo showrunner, tem o problema de, assim como a maioria do "americano médio", não saber contar uma piada, apenas tirar sarro escroto do diferente. Leonard é o nerd que tenta desesperadamente se integrar com as pessoas "normais"; Sheldon pode até não ser autista, mas tem TODAS as características de alguém com Asperger; Howard é o tarado viciado em Star Trek que mora com a mãe, Raj tem problemas em se relacionar com mulheres(e tem grandes tendências homossexuais). Todos eles são esteriótipos prontos para serem escrotados e até humilhados em prol da "graça" do programa.

Lorre cria um enredo aonde, basicamente, toda a graça está na estranheza dos personagens em relação ao publico médio que assiste o programa. A cultura nerd é tratada como uma cultura ridícula, propagada e vivida por pessoas estranhas, sem traquejo social, inferior aos outros e dignas de pena, afinal, é essa a visão difundida pela série. Você que é nerd e acredita que TBBT é o símbolo de que a cultura nerd está sendo, finalmente, respeitada no mundo, pense em uma coisa: Eles estão rindo conosco ou de nós?
Pra finalizar, lembrem-se que, não é por que todo mundo diz que algo ou alguém é nerd que de fato é, afinal, nesses tempos de Hipsters e Bazzingueiros, nem tudo é o que parece.

PS: Jim Parsons é um ator de bosta, um ótimo autista não oficial, mas um péssimo ator.
PS²: Não concorda com a afirmação acima? FODA-SE!

Inté mais cambada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário