segunda-feira, 26 de maio de 2014

Pai da Criança - Joss Whedon

Olá senhoras e senhores, como estão, nessa segunda feira, com muita felicidade, o Pai da Criança é sobre um cara que eu sou muito, mas muito fã, Joss Whedon, roteirista, diretor e pai de séries espetaculares(Buffy, Angel e Firefly por exemplo). Vocês, nerds leite com pera, devem conhecê-lo como o diretor do FODÃO(E sim, É FODÃO, apesar de simples) Vingadores. Mas bom, chega de papo, vamos com a biografia do cara.

Em 23 de Junho de 1964 nascia novo membro(o filho do meio de 5) da familia Whedon, Joseph Hill Whedon(que "assumiu" Joss, que significa, entre outras coisas, sorte em chines) que, junto com os irmãos Jed e Zack(colaboradores regulares de Joss), faziam parte da 3ª geração de Whedon's a trabalhar com roteiros da televisão(seu pai e avô eram roteiristas bastantes conceituados), além de sua mae, uma professora de história, também escrever romances. Numa família assim, não é de se estranhar o talento do cara.
Quando tinha 9 anos, época que seus pais se divorciaram, mudou-se com a mãe para a Inglaterra por 7 anos e lá conheceu uma dinâmica televisiva e humorística muito diferente da qual estava acostumado nos E.U.A, apaixonando-se por Monty Python e, na parte literária, por Shakespeare. De volta aos Estados Unidos, formou-se em 1987, no curso de Cinema em Wesleyan University, em Connecticut, aonde conheceu cineastas independentes e buscava uma forma de colocar em pratica seus projetos, isso até ficar sem grana e, a contra gosto, entrar para "o ramo da família", voltando a Los Angeles, trabalhando, depois da recusa de 5 roteiros para diferentes séries, e só o da série Roseanne foi aceito. Em 90, escreveu Parenthood, que durou 2 temporadas e começou a desenvolver seu estilo marcante, com referencias e humor na medida certa.
Pouco depois, Joss começou a trabalhar num roteiro de uma paródia de terror chamada, a principio, "Marta, o Imortal Waitress", com a ideia de mudar o padrão "Moça atacada no beco escuro e salva por um homem" para "Moça atacada no beco que se defende e desce a porrada no vilão", se você conhece as obras dele sabe que essa é a ideia principal por trás de sua obra mais famosa(tá, talvez não atualmente por causa de Vingadores), Buffy, A Caça Vampiros, que, a principio, foi apresentado ao publico em um filme B em 92, que não é canônico e que Joss diz que não era aquilo que ele escreveu e o diretor fez merda com seus personagens e bem, quem viu a série sabe que isso é fato.
Depois da tristeza que foi o roteiro estuprado do filme de  Buffy, Whedon se transformou no "Medico de Roteiros", trabalhando e, na medida do possível, concertando e adequando os roteiros, além de continuar escrevendo, porém, depois daquela bosta fumegante de Alien A Ressurreição, ele, sabiamente, decidiu que se alguém fosse destruir seus roteiros, seria ele mesmo. Trabalhou também, principalmente nos diálogos, no roteiro de Toy Story.
Em 97, Joss finalmente ganha a chance de fazer a personagem que ele tanto amava do seu próprio jeito, Buffy, A Caça Vampiros, ressurge do jeito que ele sempre quis, e bem baseada em Kitty Pride dos X-Men. Com o sucesso, a série ganhou um Spin-Off, Angel que, na minha opinião, só não é melhor que Buffy por que o Spike aparece pouco. Mas Whedon é um nerd e escritor multi Midia, e em 2001, escreveu sua primeira Hq, FRAY, sobre uma Caça Vampiros no Futuro, o que expandiu o universo das caçadoras.
Em 2002 criou uma das séries mais espetaculares da história da ficção cientifica, Firefly, que os imbecis da FOX que sempre fazem merda VAI A MERDA FOX, VAI A MERDA!!!!!!!!!!!!!!!!!, mas, graças aos fãs, o universo que seguiu nos quadrinhos foi ressuscitado pela Universal no cinema, dando origem, em 2005, a Serenity A Luta Pelo Amanha. Depois disso, voltou a trabalhar em animações como Titan e Atlantis.
Em 2004, Whedon escreve a melhor fase de X-Men dos anos 2000(se você prefere o do Morrison, VOCÊ ERRA!!!) e a ultima coisa que eu acompanhei regularmente dos mutantes, além de um arco de Fugitivos que é sensacional. 
Em 2007, surge Dollhouse, aonde ele trabalha coisas como a massificação das pessoas, o uso do corpo como objeto de venda e aquela sensação de que alguem controla sua vida, coisas ótimas pra uma ficção mas, como sabemos, o espectador americano é o Homer Simpson(só que sem a parte engraçada), a série também foi cancelada, mesmo com a emissora tentando segurá-la. Graças a Deus existe os quadrinhos. Se bem que isso é uma constante nas séries do Whedon, elas não são para o publico Homer Simpson, e geralmente, são levadas para os quadrinhos, ainda preferiria assistir, mas, temos que aproveitar o que se tem.
2008 em meio a greve dos roteiristas, Joss se junta aos seus colaboradores habituais e, na amizade, chama alguns atores com quem já trabalhou, como Nathan Fillion e Felicia Day e lança a websérie sensacional Dr. Horrible Sing-Along Blog, que foi um sucesso, tanto em acesso, quanto em venda de DVDs e que eu espero uma continuação.
Em 2011 roteirizou o filme de terror The Cabin in the Woods que eu ainda não assisti, mas já ta aqui na lista da Torrent Locadora. Mas seu ano mesmo, no cinema pelo menos, é, até agora, 2012. Afinal, tivemos o filme, Muito Barulho por Nada, que Joss escreve e dirige a adaptação da obra de William Shakespear que eu assisti hoje e olha, é sensacional, apesar de bem intimista. Roteirizou também In Your Eyes que eu estou maluco pra assistir, quem souber aonde tem, me manda o link por favor? Por que duvido que vou achar o DVD na americanas.
Mas, o principal trabalho, ou melhor, o trabalho que causou o maior nerdgasmo(até em não nerds) foi Os Vingadores. Caralho, que filme foda, divertido e funcional. Claro, o roteiro é bem simples, mas funcional. Os diálogos são fantásticos, as situações são levadas de um jeito que você aceita a Scarllet Johanson cair na porrada com aliens(se bem que queria uma personagem feminina com uma personalidade mais forte) e a interação entre personagens tão diferentes, fica natural mesmo quando eles saem na mão. Fora o humor do filme que é fantástico(diga-se a cena do Hulk e do Thor), caracteristicas tipicas dos textos e de Joss Whedon, afinal, a funcionalidade dentro da simplicidade com poucos furos é melhor do que a não funcionalidade em algo (pseudo) complexo cheio de furos(não é mesmo Nolan e seu chatissimo Cavaleiro sem pregas  Das Trevas Ressurge?). Sem contar que es´ta preparando o proximo filme dos Vingadores A Idade de Ultron A Era de Ultron e é produtor de Agentes do Escudo Agentes da SHIELD.
Além de tudo isso, Joss ainda é um grande musico, responsável, por exemplo, pela trilha de Rei Leão 2, além do tema fodão de Firefly.
Bem galera, é isso. Espero que tenham gostado do post sobre um dos meus diretores favoritos e autor favorito do qual, quem me conhece, sabe que sou muito fanboy e que, graças aos céus, está tendo seu trabalho reconhecido pelo grande publico e que isso resulte num filme, mesmo que pra TV, do melhor personagem que ele criou(junto com o Captain Hammer), Spike. Inté mais cambada o/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário