terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Ryukendo – A Volta TRIUNFAL dos Tokusatsus na TV Brasileira?

Fala cambada, só de buenas? Então, mais um texto fodaçaralho do Sr. Rodrigo Paula, aproveitem ai o texto que ta espetacular.
Bom dia, torcida brasileira! Tudo bem com vocês? Hoje tô que tô! Vim lhes apresentar mais um assunto pertinente. Como vocês viram pelo título, vou falar de uma coisa que intrigou muita gente, visto que o tópico de semana passada falou sobre a estagnação, que, acarretada a muitos fatores, levou a extinção dos tokus na nossa TV. Hoje vou falar da volta dos tokus na nossa TV. Como vocês perceberam, a ênfase na palavra TRIUNFAL foi proposital. Por quê? Vocês já vão saber.

Como nós vimos, na semana passada eu falei que os tokus sofreram com uma exposição exagerada na nossa TV em várias emissoras. Aliado a saturação, a chegada dos Power Rangers, a enxurrada de animes, os tokus estavam praticamente em extinção de nossa TV. A fase de ouro tinha passado e as séries não tinham mais o mesmo vigor, como foi nos anos de 87-92. Até que, em 99, com o fim da Manchete, os Tokus morreram também, junto com a emissora. Ficamos num jejum de séries e produções japonesas na nossa TV. O resultado? Foi uma carência enorme. A toku-net ainda não estava forte. Não tínhamos notícias de tais séries.

Até que, pelo que eu andei pesquisando e colhendo informações com outros toku-fãs, apareceu um cara nessa Toku-net vendendo os DVDs com as nossas amadas séries. Visto que ele era o ÚNICO que tinha essas séries COMPLETAS ripadas de VHS, ele, praticamente, cobrava um preço exorbitante pelas cópias dos DVDs. Para se ter acesso aos nossos tokus que marcaram a nossa infância, tínhamos que desembolsar uma boa grana. Eu ouvi boatos (não posso confirmar se esses boatos são verdadeiros ou não) que essa pessoa cobrava em média 2 mil reais por série completa, visto que, na época, era artigo de luxo ter tais séries. As pessoas que adquiriam esses DVDs se esbaldavam. A imagem tinha suas falhas (por serem ripadas de gravações de VHS) e o som era mono. Ou seja, a qualidade não era das melhores. Mas, só o fato de terem nossas amadas séries ali, completas, para poder assistir a hora que quer e quantas vezes quiser, já era motivos para soltar fogos de alegria. Mas, aos poucos, tais séries apareceram para Downloads em programas de Downloads, como Emules e Lime Wire. E várias pessoas começaram a ter acesso a tais séries. Até que, em 2007 (ou 2008), já começaram a tradução de novas séries e a remasterização das clássicas e a disponibilização de tais séries na Toku-net. Ou seja, nosso conhecimento sobre o mundo toku se expandiu. Nós ganhamos novos tokus e trocamos informações com outras pessoas em fóruns, salas de bate-papo e comunidades do Orkut. Graças a toku-net, descobrimos que tem muitos fãs de tokus espalhados por esse Brasil a fora.

Agora, o ano é 2009. Saiu num fórum que a Rede TV iria exibir uma “nova série de heróis japoneses” na sua programação infantil. Lógico que o povo ficou em alvoroça. Que série seria essa? Em abril de 2009 ficamos sabendo a resposta: Madan Seiki Ryukendo. Antes disso, nós não tínhamos notícias de tokus na nossa TV desde 2001, quando terminou dentro do programa da Eliana na Record, a exibição de Ultraman Tiga. Agora, tínhamos o retorno dos tokus. Agora, eu repito a pergunta do título: foi um retorno TRIUNFAL dos tokus na nossa TV? 

Antes de respondermos a essa pergunta, devemos analisar as circunstâncias pelo modo que a série foi adquirida pela emissora. A série foi adquirida pela Rede TV num pacote com alguns desenhos japoneses, como Super Onze e Pokemon, da empresa Swen-Televix, que é uma empresa espanhola. Por causa disso, Ryukendo foi exibida sem nenhuma preocupação pela emissora carioca. Finalmente, no dia 13 de Abril de 2009, às 19 horas, a série finalmente é estreada. Finalmente, depois de um desjejum de quase 10 anos sem tokus novos na TV aberta, tivemos a oportunidade de conhecer uma nova série, mesmo que não fosse uma produção da Toei. Não podemos negar que Ryukendo já chegou detonando.

Como falei, a Rede TV não levou a série muito a sério. Ela foi uma divisora de águas entre os toku-fãs. A estória da série era recheada de bom humor, mas, com personagens carismáticos em atuações exímias. Para quem viu a série inteira, deve ter percebido que a mesma tem episódios dedicados ao público infantil e, principalmente, ao público adulto. Por isso que eu disse que Ryukendo foi um divisor de águas. 

Mas, Ryukendo respondeu com audiência. Segundo a colunista Patrícia Kogut, na época, Ryukendo dava uma média entre 6 e 8 pontos (lembrando: cada ponto equivale a 62 mil TVs ligadas), ultrapassando a Record, SBT e Band e quase chegando nos pés da Globo. Para o padrão Rede TV, 6 pontos no ibope é MUITO. Sua média total de pontos de ibope foi de 5 pontos na sua exibição como um todo (os 52 episódios). Para vocês terem uma idéia, Ryukendo foi o programa com MAIOR audiência da emissora no ano de 2009, barrando os carros-chefes da emissora, no caso, o Pânico da TV e Super Pop. Se isso não for ter sucesso, eu imagino o que fosse ter sucesso. 

Mas, como eu lhes falei, a Rede TV não levou muita fé em Ryukendo. Mesmo sabendo que a série era a maior audiência dela, a emissora não investiu nela. E, para piorar, não a exibiu em TODA a rede nacional. A Focus até que tentou levantar a moral da série, lançando a série em DVD. Mas, a falta de investimento (leia-se desinteresse) no marketing da série por parte da emissora e de outras empresas fez com que a série passasse praticamente batida. Culpa dos empresários? Sim! Eles poderiam muito bem ter investido na série e reprisar um novo “boom” de tokus nas TVs brasileiras, como aconteceu com Changeman em 1988. Afinal, Ryukendo deu um up para a Rede TV. Os empresários e a emissora tinham uma pepita de ouro nas mãos, mas, jogaram-na no esgoto mais próximo. Se eles investissem no marketing da série, seria uma ótima oportunidade de trazer NOVAS séries ORIGINAIS japonesas para o Brasil. Mas, não! Não souberam aproveitar a chance. Resolveram investir no saturado Pokemon, que já não tinha o mesmo fôlego do ano de 1999.

Mas, eu faço outra pergunta para vocês: será que SÓ a emissora e os empresários foram os responsáveis pelo “fracasso” da série? A resposta é: NÃO! Existe uma outra parte envolvida que fez com que a série fosse “arquivada” na emissora. Como lhes falei, Ryukendo foi uma série divisora de águas entre quem? Claro! Entre os tokus-fãs! Sim! Os mesmos fãs de séries japonesas possuem sua parcela de culpa pelo “fracasso” da série. Mas, nem de todos os toku-fãs, claro! Afinal, para a série chegar a dar 8 pontos em alguns episódios, significa que Ryukendo agradou MUITA gente. E, não podemos negar que, para os VERDADEIROS toku-fãs, Ryukendo abriu uma porta para novos tokus até então desconhecidos na toku-net. 

O problema é que Ryukendo serviu para mostrar que existem dois tipos de toku-fãs: os verdadeiros e os manchetianos. O que mais se via na toku-net, seja em fóruns e comunidades do Orkut (que, na época, estava em alta) e blogs, eram pessoas detonando a série, simplesmente por não ser da mesma época de Changeman e Cia. Eu mesmo já testemunhei numa comunidade do Orkut (e tenho outras testemunhas) de um membro que iniciou uma espécie de boicote a série, dizendo que, os “verdadeiros toku-fãs JAMAIS deveriam assistir Ryukendo por não ter feito parte da nossa infância, e que, se assistir, estaria traindo a memória de Changeman, Jiban e Cia...”. O rapaz disse que iria entrar em outras comunidades de Orkut e fóruns para fazer um “abaixo-assinado” dizendo que era para os “VERDADEIROS” toku-fãs (segundo ele...) enviarem e-mails para a Rede TV EXIGINDO que retirassem Ryukendo e exibissem as séries da Manchete no lugar. Vocês têm noção do despautério?

Analisando friamente, os principais fatores que fizeram a volta dos Tokus serem um “fracasso” foram esses: descaso da emissora para a série, a falta de investimento e marketing dos empresários a respeito da série a péssima conduta de alguns fãs que ficam presos ao passado. Ou seja, a união desses três fatores fez com que os tokus ficassem no limbo. Eu fiquei sabendo que a Rede TV voltou a reprisar Ryukendo anos mais tarde e a audiência oscilava entre 4 e 6 pontos, o que ainda é MUITO para o padrão Rede TV. Mas, resta saber se a emissora vai saber aproveitar a pepita de ouro que tem em mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário